Universidade Estadual de Maringá (UEM)
História do curso
O curso de Zootecnia, da UEM, foi implantado em 1975, sendo reconhecido pelo MEC, em 20/11/78, por meio do Decreto 82.674. Desde o princípio, o projeto pedagógico do curso vem sofrendo constantes modificações, visando a melhora da qualificação profissional e a adequação à realidade do Estado e do País. Atualmente, o curso Zootecnia é oferecido em período integral, tendo a duração de cinco anos, mas o segundo semestre do último ano é dedicado para o aluno regular realizar seu estágio obrigatório exclusivamente sem se preocupar com disciplinas.
A Universidade Estadual de Maringá já formou 1678 Zootecnistas até 2014, e formou até agosto de 2017 431 mestres e 254 doutores, profissionais de alto gabarito, parte dos quais encontra-se em atividades no Estado do Paraná, atuando nas áreas de produção animal, tais como: bovinocultura de corte e leite, equideocultura, ovinocultura, caprinocultura, apicultura, piscicultura, cunicultura, sericicultura, animais silvestres, meliponicultura, bubalinocultura, avicultura alternativa, qualidade de carne, avicultura de corte, avicultura de postura, cotornicultura, bem estar e comportamento animal; produção e conservação de pastagens, nutrição e melhoramento animal. Além disso, muitos ex-alunos encontram-se exercendo atividades docentes em universidades e nas escolas agrícolas da região.
Programa de Educação Tutorial (PET Zootecnia)
O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.
Em 1996, foi implantado na Universidade Estadual de Maringá o PET Zootecnia, sob a Tutoria do professor Dr. Ulysses Cecato, que permaneceu no grupo por 10 anos. Posteriormente, o professor Dr. Carlos Eduardo Furtado assumiu a tutoria na qual permaneceu por três anos e, em novembro de 2009, o grupo passou a ser tutoreado pelo professor Dr. Ferenc Istvan Bánkuti até o ano de 2015, e logo após Dr. Ricardo Souza Vasconcellos até 2017. Em agosto do mesmo ano, o professor Dr. Leandro Dalcin Castilha iniciou a tutoria do grupo, e continua atualmente.
Siga as redes sociais da entidade e fique por dentro de todas as informações!
Zootecnia Consultoria Junior (ZooJr.)
Fundada em 1994, a Zootecnia Consultoria Júnior é uma empresa constituída e gerida exclusivamente por alunos da graduação do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá. Proporciona ao acadêmico a chance de construir as habilidades profissionais requisitadas pelo exigente mercado de trabalho atual.
Na Zoo Jr o graduando tem a oportunidade de aplicar de maneira real e efetiva os conhecimentos técnicos adquiridos em sala de aula, bem como conviver com a realidade cotidiana de uma empresa, aprendendo a lidar com hierarquia, liderança, responsabilidade e comprometimento com o trabalho dentre outras inúmeras habilidades humanas. A Zoo Jr não possuí fins econômicos, sendo assim, seus membros não recebem remuneração pelos trabalhos realizados.
A Associação Atlética de Ciências Agrárias (AACA) é uma entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade integrar os cursos de Zootecnia e Agronomia da UEM (Campus Sede - Maringá) através da promoção de práticas esportivas e outros momentos de integração. Esses fatores são vistos como necessário no ambiente da graduação, pois através deles podemos incentivar os acadêmicos a desenvolverem o trabalho em equipe e cuidarem da sua saúde sem que haja custos aos praticantes das modalidades. Além disso, a AACA promove integrações tanto entre os cursos da atlética, quanto entre outras atléticas de Maringá.
Dentro do nosso trabalho promovemos alguns eventos como o Jogos Inter Atléticas (JOIA) que reúne diferentes atléticas competindo em diversas modalidades de esportes (futebol, vôlei, futsal, handebol, tênis de mesa, xadrez...) e até mesmo jogos de boteco (sinuca, poker, truco...). Também promovemos a Copinha AGROZOO, onde os acadêmicos de Agronomia e Zootecnia formam times para competirem entre si.
Para que tudo isso funcione e possamos entregar o melhor para nossos atletas e participar dessas competições, possuímos formas de arrecadar fundos como a realização dos momentos de integração (Recepção de Calouros, Arraia, entre outros) e a vendas dos produtos da atlética. Tudo isso para colaborar com a melhor experiência possível dos estudantes durante o período de graduação.
Associação Atlética de Ciências Agrárias (AGRÁRIAS)
Siga as redes sociais da entidade e fique por dentro de todas as informações!
Associação Paranaense dos Estudantes de Zootecnia (APEZ)
A APEZ, fundadora do site, possui sede na Universidade Estadual de Maringá (UEM), para mais informações entre na página "Institucional" clicando aqui.